TRADUTOR * NOSSO CONTATO cursosbrasilqualificado@gmail.com

,

9º Lição = Imprima e Impressione

Imprima e Impressione

IMPRIMIR OU VISUALIZAR?
Graças à evolução tecnológica, os microcomputadores têm se tornado, a cada dia, mais presentes entre nós e, desde que a fotografia chegou às telas dos micros, a qualidade, o armazenamento e a facilidade de retoques deram novo salto para seu crescimento e popularização.
Entretanto, a fotografia tem, como uma de suas qualidades intrínsecas, a portabilidade. É de fácil transporte e, a qualquer momento, em qualquer lugar e sem depender de nenhuma tecnologia especial ou de energia, podemos vê-la naturalmente. Desde que, é claro, esteja impressa no papel.
Fotos em telas de computador tendem a ficar esquecidas, além de vulneráveis aos ataques comuns dos hackers e vírus e, então, perder o fio da história. Imprimir as fotos é necessário.
JATO DE TINTA DOMÉSTICA
As impressoras a Jato de Tinta domésticas, geralmente, não têm boa qualidade de imagem e têm estabilidade fraca. A qualidade delas tem melhorado, à medida em que são utilizados mais cartuchos com cores intermediárias (acima de 6 cartuchos de cores). Outras desvantagens são que os cartuchos são muito caros e a estabilidade da imagem, na maioria, dura pouco mais de 2 anos. Não são indicadas para impressão de fotos. São indicadas apenas para impressões de documentos.
JATO DE TINTA DE FINALIZAÇÃO
As impressões de finalização apresentam boa estabilidade de imagem (resistência +-5 anos em uso externo) e menor custo, por serem impressas em materiais plásticos (lonas Night&day e Vinil). Entretanto, a resolução e a fidelidade de cores são bem inferiores às de Jato de Tinta Fotográficas, pelo fato de usarem tintas pigmentadas e por usarem materiais mais rústicos. Por isso que são indicadas para peças publicitárias que precisam de maior resistência em uso externo e menor custo.
Não são indicadas para substituir as impressões fotográficas.
JATO DE TINTA FOTOGRÁFICA foto44
As impressoras a Jato de Tinta Fotográficas usam tintas especiais à base de corantes, que oferecem excelente qualidade e excelente estabilidade. Imprimem em papel ou em materiais plásticos. Podem, também, usar tintas à base de Pigmentos.
As tecnologias mais recentes oferecem resistência à água e durabilidade de até 100 anos (uso interno), desde que se utilizem insumos originais (pouco mais caros).
Podem imprimir fotos para uso externo.
IMPRESSORAS DE SUBLIMAÇÃO (DYE SUBLIMATION)
foto45As impressoras de Sublimação Térmica imprimem fotos com qualidade fotográfica, de excelente resistência e durabilidade.
São bastante rápidas de impressão (menos de 1 minuto) e estão presentes nas maiorias dos quiosques. São limitadas a larguras mais convencionais (até 15x21cm.). Alguns quiosques oferecem recursos de retoques e recortes básicos com interface fácil para usuários comuns.
Os insumos são mais caros do que a fotografia convencional (química). Por isso, devem ser mais usadas quando não houver tempo para espera (impressão em 1 hora).
LASER 
As impressoras a Laser, tais como as impressoras usadas em Finalização (lonas Night&day e Vinil) têm resoluções, em geral, bem menores do que as impressoras a Jato de Tinta Fotográfica.
Apresentam boa estabilidade de imagem (resistência +-5 anos em uso externo). São mais indicadas para provas de peças publicitárias e para impressão de documentos.
PAPEL FOTOGRÁFICO (Processo C41 - Haleto de Prata)foto46

As impressões realizadas em Minilabs, em papel fotográfico, têm qualidade consagrada. Apresentam excelente relação CustoXBenefício. Os custos de impressão são mais baixos, têm excelente durabilidade (>60 anos), resolução extra e são resistentes à água.
TABELA BÁSICA DE IMPRESSÃO
foto47
Exercício prático 10: Qual é o máximo de ampliação suportada, com qualidade fotográfica, possível de fazer com sua máquina e com qual nível de compressão de imagem?

Nenhum comentário:

Postar um comentário