Equipamentos e Formatos (Convencionais x Digitais)
COMPONENTES BÁSICOS
CLASSIFICAÇÃO DOS TIPOS DE EQUIPAMENTOS
QUANTO AO USO: AMADORES
Dotada de recursos automáticos para facilitar a vida do fotógrafo, tais como foco, velocidade, abertura e ajuste de ISO automáticos ou fixos. São muito limitadas.
QUANTO AO USO: PROFISSIONAIS
Uso de recursos manuais e automáticos, respectivamente, para oferecer controle total da exposição e para facilitar a vida do fotógrafo, tais como ajustes de foco, velocidade, abertura e de ISO ou ASA automáticos ou fixos.
A maior característica de um equipamento profissional é a presença do SLR - Single Lens Reflex - (monoreflex), na qual a imagem enquadrada passa pela objetiva e chega, por meio de espelhos, atévisor (ocular). Tal recurso favorece o enquadramento e a certeza do foco, evitando o erro de paralaxe.
QUANTO A FORMA DE REGISTRO: CONVENCIONAIS
São os equipamentos que fazem uso de películas fotográficas negativas ou positivas (slides e instantâneos), à base de haleto de prata.
Os filmes deram à fotografia a natureza intrínseca: a reprodutibilidade.
Quanto maior a área do filme, maior a definição da imagem.
FORMATOS DE FILMES:
Extintos: 110, 126 etc.
Atuais: APS, 135 (mais usado) e 120 (6x6cm ou 6x7cm) .
Atuais: APS, 135 (mais usado) e 120 (6x6cm ou 6x7cm) .
> NEGATIVOS OU POSITIVOS (SLIDES)
> PRETO&BRANCO OU EM CORES
> INSTANTÂNEO (Polaroid).
> PRETO&BRANCO OU EM CORES
> INSTANTÂNEO (Polaroid).
QUANTO A FORMA DE REGISTRO: DIGITAIS
São os equipamentos que fazem uso de sensores eletrônicos (CCD ou CMOS) para registrar a imagem e gravam em arquivos de formatos binários (JPG, TIF, RAW etc.).
Quanto maior o número de pixels (pontos de imagem) no chip, maior a definição e qualidade da imagem.
Exercício prático 3: Qual formato é a sua câmera, quanto à forma de registro e quanto ao uso? Como é feito o ajuste de temperatura de cor da sua câmera?
AS OBJETIVAS
Levam em conta o ângulo da abordagem fotográfica e são classificadas em função da distância, em milímetros, entre o filme (ou sensor) e a primeira lente do conjunto óptico da objetiva.
Com base em câmeras de filmes 35mm, podem ser:
FISH EYE (Olho de peixe) – Abaixo de 20mm.
GRANDE ANGULAR – Entre 20 e 45mm.
NORMAL – 45 ~60 mm.
TELEOBJETIVA – Acima de 70 mm.
ZOOM – Distância focal variável.
MACRO – Capaz de focar objetos muito próximos (poucos centímetros).
PC – PERSPECTIVE CONTROL – Grande angular com capacidade de corrigir distorções.
GRANDE ANGULAR – Entre 20 e 45mm.
NORMAL – 45 ~60 mm.
TELEOBJETIVA – Acima de 70 mm.
ZOOM – Distância focal variável.
MACRO – Capaz de focar objetos muito próximos (poucos centímetros).
PC – PERSPECTIVE CONTROL – Grande angular com capacidade de corrigir distorções.
CARACTERÍSTICAS FOCAIS:
OBJETIVA – GRANDE ANGULAR
São as objetivas com distância focal entre 20 e 45mm (filme 135);
Oferecem campo de visão ampliado;
Grande profundidade de campo (área em foco);
São as objetivas com distância focal entre 20 e 45mm (filme 135);
Oferecem campo de visão ampliado;
Grande profundidade de campo (área em foco);
Altera a perspectiva gerando distorções na imagem. Os assuntos mais próximos ficam muito maiores do que os mais distantes.
OBJETIVA - NORMAL
São as objetivas com distância focal aproximada de 50mm (filme 135);
Oferecem campo de visão análogo ao olho humano;
Profundidade de campo moderada (área em foco);
Altera muito pouco a perspectiva.
Oferecem campo de visão análogo ao olho humano;
Profundidade de campo moderada (área em foco);
Altera muito pouco a perspectiva.
OBJETIVA - TELEOBJETIVA
São as objetivas com distância focal acima de 55mm (filme 135);
Oferecem campo de visão fechado;
Baixa profundidade de campo (área em foco);
Altera bem menos a perspectiva.
Oferecem campo de visão fechado;
Baixa profundidade de campo (área em foco);
Altera bem menos a perspectiva.
OBJETIVA - ZOOM
São as objetivas com distância focal ou campo de visão VARIÁVEIS;
Profundidade de campo (área em foco) depende do ângulo usado e da abertura;
A distorção de perspectiva altera, também, em função do ângulo.
Profundidade de campo (área em foco) depende do ângulo usado e da abertura;
A distorção de perspectiva altera, também, em função do ângulo.
Observação: O Zoom digital é um recurso que deve ser usado de forma muito restrita, pelo fato de ser mais um mero apelo de venda da indústria do que um útil recurso. O maior problema é que ele causa deformações na imagem final, ao ampliar os pixels e ao tentar criar novos pontos semelhantes. Seus efeitos podem ser irreversíveis e nocivos à uma boa imagem.
Exercício prático 4: Faça 3 fotos com distâncias focais em grande angular, normal e tele e anotem os resultados. Dica: Cuidado com as gordinhas!
ACESSÓRIOS ÚTEIS
FLASHES
Fornecem luz balanceada (temperatura de cor da luz do dia = cor branca), para situações de baixa luminosidade. Podem gerar iluminação muito dura (luz “chapada”, com altos contrastes, deixando a imagem muito plana). Esses efeitos indesejados podem ser atenuados pelo uso de difusores ou de rebatedores, presentes nos modelos profissionais.
Alguns modelos fazem leitura do ambiente, de sorte a adequar a intensidade luminosa às condições de iluminação do ambiente e ao valor do diafragma previamente escolhido. Outros ainda possuem a capacidade de ajustar o foco, automaticamente, em função da distância focal do zoom e, ainda, de trocar informações com as câmeras monoreflex (sistema TTL – Through the lens), para garantir um melhor ajuste automático.
RED EYE REDUCTION: Há um efeito desagradável que ocorre com as câmeras compactas, cujo flash embutido, por necessidade de projeto de desenho, fica disposto muito próximo da lente, que deixa as pessoas com os olhos vermelhos. Esse efeito ocorre porque o ângulo de reflexão da luz está muito fechado, fazendo com que a luz do flash ilumine, diretamente, o fundo do olho e retorne direto para a lente. Como o globo ocular é irrigado por vasos sangüíneos, resulta na cor vermelha da pupila. Para evitar esse efeito, algumas câmeras possuem um recurso chamado de Red Eye Reduction (redutor de olhos vermelhos), que consiste na emissão de um foco de luz ou de pequenas rajadas de flashes, para que, por esse estímulo, as pupilas se contraiam e atenuem esse efeito.
CARTÕES DE MEMÓRIA (CHIP)
Responsáveis pelo armazenamento da imagem nas câmeras digitais. É como se fosse a gasolina de um automóvel, portanto, é indispensável. Quanto maior a suacapacidade de armazenamento, maior quantidade de fotos podemos armazenar neles.
Quadro comparativo: Megabytes X Megapixels
OUTROS ACESSÓRIOS:
Oferecem recursos adicionais às fotografias e proteção ao equipamento: tripé, bolsas de proteção, pilhas recarregáveis, filtros (UV, Polarizador, Close-Up etc.)
FILTRO: POLARIZADOR
Capaz de polarizar a reflexão da luz, eliminando reflexos indesejáveis.
LENTE: CLOSE UP
Lente de aproximação, que amplia a imagem.
Exercício Prático 5: Quantos Megabytes tem o seu cartão de memória e quantos Megapixels tem seu sensor de imagem? Qual é o zoom óptico e digital de sua câmera.
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