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5º Lição = Como a Imagem é Registrada?

Como a Imagem é Registrada?

A palavra fotografia deriva do grego Photo (luz), acrescido de Graphos (escrita ou desenho). Atualmente, fotografias podem ser registradas por meio de filmes ou papéis fotossensíveis (equipamentos convencionais) ou por sensores de imagem (equipamentos digitais).
CONVENCIONAL: O Filme Fotográficofoto19
O filme negativo fotográfico em cores é composto, basicamente, por uma base plástica transparente e de três películas sensíveis à cada uma das cores primárias, compostas de emulsões à base de sais de prata (virgem), como elemento fotossensível, e de gelatina, como veículo.
Cada uma dessas películas possui camadas com corantes com as cores primárias negativas, que atuam como filtros. Só passam pelos filtros as informações de cores diferentes da cor do mesmo. Portanto, cada uma das camadas só registra nuances cromáticas de cores semelhantes à mesma.

DIGITAL : O Sensorfoto20
Nas câmeras digitais, no lugar do filme fotográfico, há um ou mais sensores de captação de imagens do tipo CCD (Charged Couped Device) ou CMOS (Complementary Metal Oxide Semiconductor). No caso do CCD, cada célula forma um ponto (pixel) sensibilizado analogicamente, cujo valor é mensurado e convertido para sinal digital. A imagem final é composta, portanto, pelo conjunto desses valores e de outros atributos extras necessários à formação do arquivo. Já o CMOS é composto por vários transistores para cada pixel que amplificam e movem a carga por fios condutores. Como o sinal já é digital, dispensa a conversão e, com efeito, permite captações mais rápidas (refresh time). Assim como ocorre com os filmes fotográficos, também, há filtros de cores para captação das cores (em RGB, RGBK etc.).

DIGITAL : Pixel (Picture Element)
É a menor parte de uma imagem. É um microponto, ou um ponto discreto de uma imagem.

DIGITAL : Codificação Analógico > Digitalfoto21
Como apresentado antes, no caso da captação por CCD há a necessidade de digitalização da imagem. Cada pixel é formado, basicamente, pelos valores analógicos de cada uma das cores (normalmente pelo RGB). Esses valores são digitalizados, de sorte a amostrar milhões de possibilidades de cores, são agrupados e, por fim, recebem os cabeçalhos e rabichos de fechamento dos arquivos digitais, formando o arquivo final, sem compressão.

DIGITAL : Compressão JPEG
Arquivos de imagem, ou tipo raster, demandam grandes quantidades de memória para amostragem e formação do conjunto de pixels. Para diminuir o tamanho da informação, em bytes, usa-se algoritmos de compressão, sendo o JPEG um dos mais usados, por causa da qualidade final dos arquivos e do alto poder de compressão. Vide no diagrama abaixo, o esquema de compressão e descompressão JPEG.
foto22
DIGITAL : Anti Aliasing
Como o formato original do pixel é quadrado, as imagens digitais formadas tendem a “serrilhar” os detalhes finos. A solução para disfarçar esse efeito indesejado foi em inserir pixels com valores intermediários nos contornos dos detalhes, formando uma escala em degradê.

CONVENCIONAL x DIGITALfoto23
Fotógrafos mais conservadores ainda defendem a qualidade da fotografia convencional como superior, tal como ocorre, ainda, com outros profissionais ao preferirem a fotografia em preto&branco. Na verdade, se levarmos em conta uma mesma resolução e óptica, a fotografia digital (1:4000 = 12 pontos de f) possui uma faixa dinâmica bem maior do que a convencional (1:32 = 5 pontos f), conforme se pode observar na tabela ao lado, segundo a PMA (Photo Marketing Association). Essa vantagem para o digital permite captações com detalhamento mais fino, com sombras bem mais suaves e menos contrastadas, capazes de amostrar detalhes antes ocultados pela fotografia em
cores tradicional.

Exercício prático 6: Fazer 3 fotografias com uma mesma câmera digital e de um mesmo assunto e ângulo, explorando 3 níveis de compressão distintos. Compararem os resultados obtidos.

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