A Composição da Imagem
MARCA DE PARALAXE - EQUIPAMENTOS AMADORES
Como nas câmeras compactas a imagem formada na ocular não passa pela objetiva, podem ocorrer cortes na composição. A esse erro, chama-se erro de paralaxe. Para evitar esses cortes, essas câmeras contam com marcas de segurança para delimitação do quadro, chamadas de Marcas de Paralaxe.

REGRA DOS TERÇOS
A regra dos terços é uma técnica bastante popular e útil para facilitar o enquadramento. Consiste na divisão imaginária da composição em três partes iguais horizontais e verticais, devendo o fotógrafo tentar colocar o objetivo principal da foto no quadro central.

DINÂMICA DA DIREÇÃO


Note que, nas fotos à esquerda, a composição incomoda, fica estranha. No caso da serpente, o observador não consegue enxergar o que ela olha. No caso do ousado piloto, a ausência de espaço no sentido do movimento corrompe a imaginação, tanto da altura, quanto para aonde ele vai. Uma ligeira descentralização, vide imagens à direita, corrige bem a composição.
ÂNGULOS DE ABORDAGEM
Durante a composição, tenha em mente que, ângulos de abordagem superiores ao assunto principal, inferiorizam o assunto. Ao nível do olhar, estabelece-se um padrão de igualdade e respeito mútuo.
Ângulos inferiores ao assunto, crescem a importância do assunto, deixando-os imponentes, superiores ou realçados.

ENQUADRAMENTO
A seguir, serão expostos alguns enquadramentos muito populares para as técnicas de cinema e de produção de vídeo: Geral, Médio, Americano, Portrait, Close e Big Close. O corte do enquadramento leva em consideração o elemento humano. No Plano Geral, interessa é captar o máximo possível da cena. No Plano Médio, limita-se à altura da pessoa. No Americano, da cintura ao final da cabeça. No Portrait ou retrato, enquadra-se a partir do peito. No Plano de Close, limita-se o quadro na cabeça e no Big Close, praticamente, só a expressão.

ELEMENTOS DA COMPOSIÇÃO
Apresentaremos alguns elementos que podem ser explorados na composição.
1. FORMA

2. LINHA

Há situações que pode-se descentralizar o assunto principal e, mesmo assim, chamar a atenção para o objetivo da foto.
Alinhamentos, retas e curvas conduzem o olhar para o ponto central do assunto.
3. TEXTURA


Se você olhar bem a foto à esquerda, tampando a foto da direita, por se tratar de um objeto desconhecido, percebe-se que não seria possível ao observador inferir quanto à sua real dimensão. Objetos desconhecidos ou fractais (cachoeiras, árvores, insetos desconhecidos, trincas emparedes etc.) precisam de alguma referência conhecida no enquadramento, para que se tenha noção de proporcionalidade e dimensão.

Exercício Prático 9: Escolha uma das formas de composição, faça uma foto e explique sua intenção.
Nenhum comentário:
Postar um comentário