TRADUTOR * NOSSO CONTATO cursosbrasilqualificado@gmail.com

,

8º Lição = A Composição da Imagem

A Composição da Imagem

MARCA DE PARALAXE - EQUIPAMENTOS AMADORES

Como nas câmeras compactas a imagem formada na ocular não passa pela objetiva, podem ocorrer cortes na composição. A esse erro, chama-se erro de paralaxe. Para evitar esses cortes, essas câmeras contam com marcas de segurança para delimitação do quadro, chamadas de Marcas de Paralaxe.
foto33
REGRA DOS TERÇOS

A regra dos terços é uma técnica bastante popular e útil para facilitar o enquadramento. Consiste na divisão imaginária da composição em três partes iguais horizontais e verticais, devendo o fotógrafo tentar colocar o objetivo principal da foto no quadro central.
foto34
DINÂMICA DA DIREÇÃO

foto35Trata-se de uma técnica própria do autor, que consiste na descentralização do objetivo principal da fotografia, de sorte a deixar uma margem maior a favor de um olhar ou de algum objeto em movimento.foto36
Note que, nas fotos à esquerda, a composição incomoda, fica estranha. No caso da serpente, o observador não consegue enxergar o que ela olha. No caso do ousado piloto, a ausência de espaço no sentido do movimento corrompe a imaginação, tanto da altura, quanto para aonde ele vai. Uma ligeira descentralização, vide imagens à direita, corrige bem a composição.

ÂNGULOS DE ABORDAGEM
Durante a composição, tenha em mente que, ângulos de abordagem superiores ao assunto principal, inferiorizam o assunto. Ao nível do olhar, estabelece-se um padrão de igualdade e respeito mútuo.
Ângulos inferiores ao assunto, crescem a importância do assunto, deixando-os imponentes, superiores ou realçados.
foto37

ENQUADRAMENTO

A seguir, serão expostos alguns enquadramentos muito populares para as técnicas de cinema e de produção de vídeo: Geral, Médio, Americano, Portrait, Close e Big Close. O corte do enquadramento leva em consideração o elemento humano. No Plano Geral, interessa é captar o máximo possível da cena. No Plano Médio, limita-se à altura da pessoa. No Americano, da cintura ao final da cabeça. No Portrait ou retrato, enquadra-se a partir do peito. No Plano de Close, limita-se o quadro na cabeça e no Big Close, praticamente, só a expressão.
foto38

ELEMENTOS DA COMPOSIÇÃO

Apresentaremos alguns elementos que podem ser explorados na composição.
1. FORMA
foto39Para realçar o objetivo principal da composição, busque criar contrastes entre o objetivo principal e o fundo, de sorte a valorizar a forma. A clareza da intenção do autor conduz o olhar de quem for ver a obra.

2. LINHAfoto40

Há situações que pode-se descentralizar o assunto principal e, mesmo assim, chamar a atenção para o objetivo da foto.
Alinhamentos, retas e curvas conduzem o olhar para o ponto central do assunto.

3. TEXTURA
foto41Enquanto que, no primeiro elemento, o destaque é feito pela forma, em outras situações pode-se não conseguir essa composição, como o caso de objetos de mesmas cores, como a natureza morta ao lado. Uma solução de realce pode se dar na diferença de texturas. Diferenças de texturas, em geral, aguçam a curiosidade e ornamentam o quadro.




foto424. DIMENSÃO E ESPAÇO

Se você olhar bem a foto à esquerda, tampando a foto da direita, por se tratar de um objeto desconhecido, percebe-se que não seria possível ao observador inferir quanto à sua real dimensão. Objetos desconhecidos ou fractais (cachoeiras, árvores, insetos desconhecidos, trincas emparedes etc.) precisam de alguma referência conhecida no enquadramento, para que se tenha noção de proporcionalidade e dimensão.foto43

Exercício Prático 9: Escolha uma das formas de composição, faça uma foto e explique sua intenção.

Selecione a lição que deseja estudar

Nenhum comentário:

Postar um comentário